terça-feira, 19 de fevereiro de 2008

História da Educação Física

FAMAM
Porque devemos estudar hitória da Educação Física/Esportes nos cursos de graduação em Educação Física?
Em que o estudo da história contribui na formação de professores de Educação Física?Ha necessidade de uma disciplina específica para estudo desta natureza?
Estas indagações são importantes para compreendermos a formação de profissionais na graduação de Educação Física. Estudos existe na tentativa de explicar a possivel desvalorização da História nos cursos de Educação Física.
Os questionamentos iniciais geram certo desconforto, motivo pelo qual não vem sendo discutido, haja visto que nas coletânias dos quatro encontros nacionais, para discutir a História da Educação Física/Esporte, bem como poucos trabalhos relatam tal preocupação. A falta de discussão não contribui em nada no incentivo ao encino da disciplina, e colabora com a dúvida na estrutura curricular.
Roberta J. Park, afirma que os professores de Educação Física/Esporte, recebem menos cobranças que os de outras área tais como as biomédicas,cituação que ocorre por gerações.
Em 1939 a Escola Nacional de Educação Física e Esporte, dedicou uma cadeira de estudos da Hitória, na grade curricular.
O regimento interno de 1941, distingue a cadeira teórica que em sua maioria eram ocupadas por médicos,da cadeira prática que gozava de menor prestigio.
A Educação Física e Esporte são objetos diversos e sua intrução têm sentido diversos .Os estudos na Educação Física ocorrem em três fases distintas, a primeira no desenvolvimento dos estudos; a segunda na produção dos estudos hitóricos, e com aspecto qualitativo e a terceira é marcada pela busca no redimencionamento dos estudos.
Já a hitória dos Esporte, ocorre através da identificação dos estudos fora do meio acadêmico sendo escrito por praticantes apaixonados por esportes.
No Brasil a História do Esporte, não tem espaço significativo como em outros países, direcionando-se, o estudo, para o futebol, talvez pelo espaço ocupado por ele na cultura brasileira.
Que os estudos e os encontros continuem a serem realisados e dedicados tanoto a História da Educação Física como a do Esporte, para que ampliemos nossos conhecimento e melhoremos a formsção de profissionais.
Augusto Benedito P. dos S. de Miranda.

Nenhum comentário: