quinta-feira, 24 de abril de 2008

Resumo a História da Cinesiologia

Resumo: PHILIP J. RASCH. A Historia da Cinesiologia.
Editora Guanabara Koogan S.A.


Segundo informações contidas no texto A História da Cinesiologia, de PHILIP J. RASCH, A Cinesiologia é a ciência que estuda e analisa o movimento. O nome Cinesiologia vem do grego; “Kínesis”(movimento) e “logos”(tratado), e sendo assim os cinesiologistas são os responsáveis em compreender as forças que são impucionadas sobre o corpo humano e como o corpo reage a essas forças. O título de “pai da Cinesiologia” geralmente é atribuído a Aristóteles, haja vista, que este escreveu três tratados onde foram descritos as ações dos músculos dos animais durante o deslocamento, posteriormente analisou tais movimentos fazendo uso com o auxilio de análise geométrica, e dessa forma, foi analisado e descrito o complexo processo da deambulação, no qual o movimento de rotação se transforma em movimento de translação, entretanto, este não realizou experimentos para assim serem justificados os seus tratados.
Outros estudiosos também se destacaram no estudo do movimento, dentre eles podemos citar Arquimedes e Galeno. Galeno foi considerado por alguns autores como “o pai da medicina desportiva”. Mesmo com as descobertas, a cinesiologia permaneceu quase que estática por um longo período. Todavia surgi Leonardo da Vinci, apaixonado por analisar os movimentos do corpo humano em relação ao desempenho, gravidade e o equilíbrio, propiciou avanços à ciência da cinesiologia. Galileo Galilei equiparou questões matemáticas com relação ao movimento do corpo humano, a força da gravidade em relação ao peso de um homem, o que direcionou para que a cinesiologia fosse de fato considerada a ciência dos movimentos. Galileo Galilei foi seguido por vários outros estudiosos que relacionaram o movimento humano a questões onde obtinham respostas através da matemática. Tempo depois foram feitas equiparação aos movimentos humanos em relação a processos mecânicos, e analises quanto aos movimentos dos músculos em relação à produção de sons; analises quanto à relação entre os músculo e formação óssea quanto ao corpo humano no período da infância, dentre outros. Diante tantas descobertas e suposições surge Isaac Newton, com os fundamentos da dinâmica moderna, muito importante para a cinesiologia com a formulação das três leis do repouso e movimento, que expressam as relações entre força (interação) e seus efeitos. Outro ponto importante foi à relação entre a cinesiologia e os estímulos elétricos, onde eram analisados a reação dos músculos e seu movimento em relação a potenciais elétricos.
Na década de 50 com o avanço do estudo dos movimentos do corpo humano foi chegada à conclusão que o movimento é a mais importante das funções humanas, sendo todas as outras funções empenhadas para a sua consecução, uma vez que o homem vive a se movimentar e para tanto e necessário à utilização dos músculos e ossos para essa finalidade.
Vali salientar que os humanos sempre foram capazes de ver e sentir os seus movimentos. Todos os estudos feitos com base nos movimentos foram de grande valia para o aprimoramento da ciência da cinesiologia, uma vez que, o aprendizado não é estático, e dessa forma, busca-se o fiel registro da freqüência completa dos movimentos do músculo e esqueleto simultaneamente, geralmente são analisados separadamente, e por essa razão são tratados como se um não dependesse do outro. O homem responde aos estimulo, em relação ao tempo, meio ou outros artifícios do seu cotidiano, entretanto, é um ser dotado de consciência e raciocínio, por isso a reação dos movimentos vai muito alem desses fatores, o desenvolvimento cientifico perdura ao longo dos anos e novas experiências e estudos são formulados na busca constante da resposta mais adequada e a constante quebra dos paradigmas.

Acadêmico: Augusto Benedito P. dos S. de Miranda

Nenhum comentário: